quarta-feira, 30 de setembro de 2009

pílulas culturais

PÍLULAS CULTURAIS


@ Ótima notícia.O Quarteto Guanabara volta à cena renovado. O violoncelista Marcio Malard, remanescente da formação que sofreu as baixas da violinista Mariuccia Iacovino e do violista Frederick Stephany , tocará ao lado de músicos expoentes da nova geração. Daniel Guedes, assume o primeiro violino, Gabriela Queiroz, o segundo e o violista Gabriel Marin se apresenta na qualidade de convidado especial. No programa, obras de Radamés Gnattali, Guerra-Peixe e Schubert. Dia, 1 de outubro, na Sala Cecília Meireles.

@ Um Lugar Chamado Recanto, musical de Fred Mayrink, ambientado no sertão mineiro, reúne no palco os atores Nivea Stelmann, Camila Caputti, Daniel Lobo, Tino Gomes, Claudio Galvan, Janaina Azevedo, Thais Garayp, Silvio Ferrari, Ronnie Marruda, Adriana Moreira, Bacima Zoghaib e Monica Horta mais os músicos Joaquim de Paula, Valmyr de Oliveira e Thais Bizerra. Regionalista, a trama versa sobre duas irmãs. A mais velha, Zizinha , fica enciumada dede o nascimento da outra, Ana. Com o passar dos anos, o que era ciúme transforma-se em ódio. O motivo de toda a discórdia, nessa nova fase da vida das irmãs, não é mais a disputa pelo amor paterno, e sim o desejo ardente e doentio de Zizinha por João Andorinha, o par e grande amor de sua irmã. A partir de 1 de outubro, no Teatro Clara Nunes.

@ Título de peso da dramaturgia de Fernando Arrabal, O Arquiteto e o Imperador da Assíria, ganha nova montagem. A versão dirigida por Ivan Albuquerque, em 1970, com José Wilker (O Arquiteto) e Rubens Côrrea (O Imperador) no elenco, no lendário Teatro Ipanema, é marco do teatro brasileiro. Agora é a dupla formada por Paulo Vilhena e Beto Bellini a encarregada de dar vida aos dois personagens do título. A direção está a cargo de Haroldo Costa Ferrari. Estréia em 8 de outubro, na Sala Tônia Carrero do Teatro do Leblon.
@ Dirigida por Dudu Sandroni, chega aos palcos Linha Reta & Linha Curva, adaptação do conto homônimo de Machado de Assis. A peça brinca com o tempo e apresenta um Machado de Assis contemporâneo, fiel ao texto original, mas com trilha sonora e citações de músicas de Roberto Carlos. No elenco, Gustavo Falcão, Otto Jr., Paula Sandroni, Gisela de Castro, Gláucio Gomes, e Paulo Hamilton, como o narrador do conto. Ambientado em um belo casarão antigo, a montagem se vale da arquitetura e da luz natural do local, para conferir à história uma atmosfera especial. Ao longo do espetáculo, o público passeia pelo jardim e acomoda-se nos salões do imóvel, como se fosse convidado de um chá oferecido pela anfitriã da história. Estréia em 10 de outubro, no Casarão Austregésilo de Athayde, no Cosme Velho (RJ).

@ Com dramaturgia inédita inspirada na obra e no pensamento do cineasta Andrei Tarkovski, a peça Azul Metálico. O espetáculo tem dramaturgia coletiva assinada pelo diretor Marcelo Mello em parceria com o elenco composto por Alexandre Braga, José de Brito, Liliane Rovaris, Luisa Friese, Marcos Nauer e Regina Melo. Marcello Mello assinou a direção dos espetáculos Elogio da Loucura e Entropia, encenados com o mesmo grupo. Estréia em 8 de outubro, no Mezanino do Espaço Sesc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário